quarta-feira, 15 de outubro de 2008


Marie Curie


Muita gente ouviu muito falar sobre Marie Curie, dizem que Marie Curie foi uma cientista francesa. Nascida na Capital da Polônia no dia 7 de novembro1867.
Ela casou-se com Pierre Curie em 1895, ano em que Marie começou estudar os raios descobertos por Becquerel.

Ela ganhou o Prêmio Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. Todos ficaram apavorados com a grande descoberta e, além de ser mulher foi a primeira pessoa a receber dois Prêmios Nobel em campos diferentes, a única outra pessoa, até hoje, foi Linus Pauling
.
Ela foi uma cientista muito respeitada no ínicio do século XX. Seu marido morreu em um acidente. Marie continuou trabalhando após o falecimento de Pierre Curie.
Com a ajuda financeira de sua irmã, a cientista conseguiu mudar-se para Paris. Ela foi a primeira mulher a formar-se na Sorbonne, um dos mais prestigiados lugares de ensino da França. formou-se em primeiro lugar em Ciências Matemáticas e Física.
No dia 4 de julho de
1934 Marie Curie faleceu com Anemia Aplástica dizem que foi por sua excessiva exposição a radiação, e foi enterrada junto de Pierre.


quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Parque Estadual Delta do Jacuí

http://www.popa.com.br/diversos/passeio-popa_diario.htm

Em navegada em meio à bela paisagem do Delta do Jacuí , velejadores e motonautas de diferentes clubes náuticos de Porto Alegre estiveram reunidos em um clube, em 13 e 14 Nov 2004.
Os veleiros partiram da Ponta do Dionísio, em frente ao Veleiros do Sul, às 10h da manhã do sábado, 13 de Novembro de 2004, prestigiados pela presença do Comandante Dedá do Clube dos Jangadeiro
O Percurso foi :A partir da Usina do Gasômetro o comandante Ricardo Esteve, do jacuiense Bruxa, conduziu a flotilha pelos meandros do Delta que ele tão bem conhece. Pelo VHF, o Diretor de Náutica do Navegantes São João identificou cada ilha e foi informando aspectos peculiares da região ao longo do percurso.
Foi uma aula sobre o Delta do Jacuí aos participantes do passeio.
Ao entrarmos no Delta, deixamos a Ilha da Casa da Pólvora por bombordo e entramos no Arroio da Maria Conga, em rumo Oeste. Dali subimos em rumo Noroeste pelo Rio Jacuí, com a Ilha das Flores à boreste até o Rio Formoso, sul da Ilha do Lage. Em rumo Leste, deixamos a Ilha do Cipriano por bombordo.
Na junção de 3 cursos denominada Três Rios, fizemos uma parada para o almoço, com os barcos a contrabordo. Foi um momento de confraternização, reunindo gente com diferentes experiências na náuticas.
Seguimos para noroeste em direção ao Rio das Balsas*, à leste da Ilha do Lino (Corumbá), junto à foz do Rio Caí. No rumo Leste, em seguida avistamos a Ilha do Serafim. Após o Largo da Mãe Teresa passamos pela foz do Rio dos Sinos a bombordo. Contornando a Volta do Rocha, já no rumo Sul, passamos pela Ilha do Oliveira.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Os movimentos ambientalistas

Esses movimentos foram criados a partir das décadas de 1960 e 1970, devido ao agravamento dos problemas ambientais. Então eles surgiram para defender a natureza, eles atuam por meio de ONGs.
As ONGs são nada mais nada menos do que Organizações Não Governamentais sem fins lucrativos.

O número de movimentos ambientalistas no Brasil e no mundo é alto e tem de tudo, desde a defesa de preservação de uma única espécie animal, de um rio, de um lago, ou de um simples córrego, ou uma árvore ameaçada num determinado jardim. Também tem outros movimentos que lutam por defesa de preservação de uma única espécie animal ou vegetal.
Então já começamos a entender qual o motivo da existência dessas
ONGs e também entendemos qual é a importância delas em nossas vidas.
Particularmente eu acho que
o que deixou o mundo como ele está foi a revolução industrial, por que desde que surgiram as máquinas a vapor, começou a emissão de CO2 na atmosféra e comforme o tempo foi passando a técnologia foi aumentando e com ela começou a aumentar a emicão desse gás, e parte dele fica contida na camada de ozônio e com isso ela vai engrossando cada vez mais.
obs. Essa postagem não foi concluida eu ainda pretendo acrescentar mais imformações

terça-feira, 8 de julho de 2008

martim pescador


O que é martim pescador?
Nós da turma c 31 da escola Pasqualini fizemos um passeio no lago Guaiba. Coletamos imformações sobre o lago e suas ilhas, nós passamos por algumas ilhas como ilha da Flor, ilha da Pólvora e ilha da Maria conga. Vimos também a ponte do guaiba. A nossa saida teve origem no cais do porto que é dividido em três: cais Mauá, dos Navegantes e Marcilio Diaz. Nós saimos do cais Mauá e depois passamos pelas ilhas que foram citadas anteraiormente.
Ao longo do caminho ficamos sabendo que o nome do nosso barco era uma homenagem a um passaro chamado Martim pescador que vivia naquelas áreas foi um passeio legal e esclarecedor.
Os estrutores nos explicaram porqe o Guaiba é um lago, é porque ele é abastecido por4 rios que são: rio Jacuí , rio gravataí, rio dos Sinos e rio caí, eles são rios porque vertem em um local mais alto e deságuam no guaiba.
Nós da turma também aprendemos que não é certo falar LAGOA DOS PATOS e sim LAGUNA DOS PATOS porque ela é preechida por água salgada e nesse caso é denominado laguna e não lagoa mas popularmente é conhecida por lagoa.
o passeio foi bom também por que nos deu a oportunidade de andar de barco.
que foi uma experiencia nova para algums alunos.
parabéns professores e organização da escola, foi um bom passeio.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

pictionary




Earth
terra










Environment
meio ambiente










Global Warming
aquecimento global









Greenhouse
efeito estufa







Climate
clima








Deforestation
desmatamento







Air
ar









Polluition pluição






Rain
chuva







Storms
tempestade









Flood
inundação











Hurricone
ciclone








Hearthquotie
terremoto










Reduce
reeduzir











Recycle
reciclar








reause
reciclar